TECA

Tectona grandis, popularmente conhecida como "Teca", é uma árvore de grande porte, nativa do sudoeste asiático. Além da durabilidade e estabilidade, a madeira também apresenta alta resistência ao ataque de cupins, brocas marinhas e outros insetos. Talvez por essas características os antigos já a utilizassem na construção de embarcações.

A madeira é fácil de trabalhar, extremamente estável, praticamente não empena e não se contrai durante a secagem. A estabilidade permite que a Teca resista a grandes variações de umidade do ambiente. A madeira é moderadamente pesada e sua utilização concentra-se na indústria naval, no segmento mobiliário e também na fabricação de alguns pisos e decks.

A Teca contém uma substancia semelhante ao látex, denominado caucho, que reduz a absorção de água e lubrifica as superfícies alem de conferir resistência a ácidos e proteger pregos e parafusos contra a corrosão.

A cor dourada do cerne e seu intenso brilho conferem um visual  muito apreciado. A madeira de teca, exposta continuadamente ao tempo, adquire bela cor cinza prateada, além de um toque aveludado.

 

 




  • Foto